CASO 2CONQUISTAS

Os Nossos Parceiros em Ação

Alguns resultados do PLARSE em 2008 são:

Aumento do número de empresas equatorianas que adotam práticas de RSE
Aumento do número de notícias, reportagens e programas sobre a RSE nos meios de comunicação dos países membros
A formação da Rede Equatoriana de Jornalistas em RSE
Início das articulações de dois projetos continentais de combate à pobreza
Apresentação da ferramenta dos indicadores regionais homologados de RSE e de benchmarking para a América Central
Consolidação da Rede de RSE da América Central - Rede CARSE- com a participação de seis países (Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá).
 
A multiplicação de empresas responsáveis

Em 2006, a AVINA, em conjunto com o Instituto Ethos, ICCO e o Fórum Empresa criou o Programa Latino-americano para a Responsabilidade Social Empresarial - PLARSE para dar um salto na promoção da ação empresarial responsável em toda a América Latina. Hoje, uniram-se outras organizações do continente como, por exemplo, o Conselho Colombiano de Responsabilidade Empresarial da Colômbia, a Corporação Boliviana da RSE, a União Nicaragüense para a Responsabilidade Social Empresarial da Nicarágua, a Associação de Empresários Cristãos do Paraguai e a organização Peru 2021. Juntas, estas organizações representam mais de 900 empresas latino-americanas que empregam centenas de milhares de pessoas na América Latina, contribuindo significativamente ao PIB dos seus respectivos países.

O papel articulador da AVINA, em cada país, tem sido parte fundamental na construção desta arquitetura, pois tem permitido fortalecer a base do PLARSE, gerando um consenso diante da necessidade de padronização dos indicadores da RSE em nível continental. Os membros do PLARSE têm elaborado planos e projetos para ampliar o conhecimento dos conceitos e práticas da RSE entre as empresas, a sociedade civil e a imprensa, os quais têm contribuído para catalisar o processo em cada país, além de posicionar o tema na agenda dos meios de comunicação.

Encontram-se ainda entre os objetivos do PLARSE, impulsionar procedimentos e iniciativas que contribuam para redução da pobreza mediante a criação de pontes entre os setores da base da pirâmide e as empresas; a aplicação e promoção de conceitos como os dos negócios inclusivos. Por outro lado, o PLARSE avança no processo da construção de uma rede social de jornalistas comprometidos com a RSE em cada país, assim como no desenvolvimento de alianças com setores empresariais para a criação de prêmios nacionais e continentais que destaquem o trabalho dos jornalistas que promovem a RSE.

Até agora, os resultados são promissores. Além disso e pelo interesse demonstrado por mais países e instituições, ainda há espaço para a expansão. Na Argentina, empresários sócios da AVINA fundaram, em 2007, o Movimento Nacional de Empresários para a Responsabilidade Social que promove, junto ao Instituto Argentino de Responsabilidade Social e Empresarial, estratégias alinhadas com as do PLARSE na busca de uma ação mais sistemática e de maior escala.

Este processo fortalece cada vez mais a coesão das organizações promotoras da RSE na América Latina e espera-se que esta mobilização contribua, nos próximos anos, para o desenvolvimento de uma agenda comum no continente que permita obter mudanças concretas na cultura e práticas empresariais..


Exemplos da campanha publicitária "Uma Empresa Com Princípios Não Tem Fim", lançada pelo Movimento Nacional de Empresas pela Responsabilidade Social, da Argentina, fundado por empresários parceiros da AVINA.


INÍCIO | MENSAGEM DO PRESIDENTE | QUEM SOMOS | ÁREAS ESTRATÉGICAS | ALIANÇAS | INICIATIVAS | GESTÃO INSTITUCIONAL | CREDITOS | CONTATOS
ESPAÑOL | PORTUGUÊS | ENGLISH | PDF IMPRIMÍVEL DO RELATÓRIO ANUAL
© 2009 FUNDACIÓN AVINA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.