CASO 1CONQUISTAS

Os Nossos Parceiros em Ação


A AVINA, o FUNDES e o WRI criaram a Rede de Negócios

A AVINA, o FUNDES e o World Resources Institute (WRI) criaram a Rede de Negócios Inclusivos com a finalidade de apoiar o desenvolvimento empresarial e promover inclusão social, valorização ambiental e participação econômica numa escala significativa na América Latina, por meio de modelos de negócios inclusivos que incorporem comunidades de baixa renda, MPMEs, grandes empresas, a sociedade civil e os governos.

Em 2008, a Rede organizou uma reunião durante a Conferência Interamericana sobre Responsabilidade Social Empresarial dedicada à "Inclusão nos Negócios", promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento em Cartagena, na Colômbia. O encontro, cujo enfoque foram ferramentas e mecanismos inovadores para a criação de novos modelos de negócios, contou com a apresentação de experiências exitosas de negócios inclusivos em nível mundial: SBA Hydro and Renewable Energy Pvt. Ltd ("SHREY") da Índia, Arme Fácil MASISA da Venezuela e Dignified Mobile Toilettes (Retretes Móviles Dignos) da Nigéria.

Para mais informações consultar este link.

No marco desta Conferência, a Rede lançou uma ferramenta de colaboração no sítio www.nextbillion.net/espanol enfocando a discussão do papel da empresa privada e a disciplina de negócios na luta contra a pobreza e a degradação ambiental.


“Os desafios do desenvolvimento sustentável são ilimitados, importantes e cada vez mais urgentes. Creio que vamos para um período de desafios muito difíceis para o mundo e, de fato, para a América Latina. Acredito que, nesse contexto, uma base saudável da economia seria algo como um grande número de MPMEs competitivas e capazes de aprender e melhorar”.

-- Stephan Schmidheiny
Fundador da AVINA e do FUNDES

 

 
Reforçando o motor econômico da América Latina



Apesar de seu importante papel na redução da pobreza e iniqüidade na região, as MPMEs enfrentam múltiplos desafios para seu crescimento e sustentabilidade.

Na América Latina, existem mais de 18,5 milhões de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que geram mais de 61 milhões de postos de trabalho (77% do emprego total) e contribuem com quase 50% do PIB da região, segundo dados do Banco Mundial. Representam a maior percentagem do setor produtivo da América Latina, onde apenas 0,2% é constituído por grandes empresas. Na região, também existem mais de 360 milhões de pobres sem acesso a serviços básicos e que não se beneficiam da economia de mercado globalizada, o que representa uma importante oportunidade de negócio para as MPMEs.

Apesar do seu importante papel na redução da pobreza e da desigualdade na região, as MPMEs enfrentam inúmeros desafios para o seu crescimento e sustentabilidade, que vão desde a dificuldade na obtenção de empréstimos até a necessidade de fortalecer sua gestão comercial e empresarial por meio de serviços de consultoria e de formação, que muitas vezes não podem custear. O FUNDES, organização sem fins lucrativos, criada há 25 anos pelo fundador da AVINA, Stephan Schmidheiny, tem por missão promover o desenvolvimento competitivo das MPMEs na América Latina, oferecendo-lhes serviços sistemáticos de desenvolvimento empresarial, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região.

A AVINA é a principal aliada do FUNDES, oferecendo apoio econômico e também estratégico na área de cooperação técnica, na busca de sinergias e trabalhando com base em uma estratégia continental para negócios inclusivos. “O acompanhamento da AVINA é permanente, possibilitando superar fronteiras entre países, refletir e incorporar novos temas ao nosso trabalho e viabilizar acesso a atores institucionais globais. A AVINA se constitui, então, como um elemento fundamental para a consolidação, fortalecimento e sustentabilidade de nossa organização", disse Ulrich Frei, Diretor Executivo do FUNDES Internacional.Em 2008, destacaram-se os resultados a seguir, dentre os muitos obtidos com o FUNDES e com o apoio da AVINA:

    Seu programa de desenvolvimento de provedores implantado no Chile e na Colômbia, com impacto direto em 127 PMEs e indireto em mais de 2.000 pessoas.
    Seu programa de salões de encontros empresariais para gerar oportunidades de negócios, que obteve a participação de 73 grandes empresas no Chile e na Guatemala, com impacto direto em 647 MPMEs e indireto em mais de 9.000 pessoas.
    No seu programa de desenvolvimento local na Bolívia, criaram-se dois Centros de Serviços Econômicos, que geraram um aumento nas vendas de 5,3 milhões de dólares, induzindo investimentos privados superiores a 600 mil dólares, impactando diretamente sobre 200 PMEs e, de forma indireta, em 4.229 famílias.
    No âmbito da integração horizontal da produção, constituiram-se 22 associações em El Salvador, aumentando a competitividade das empresas participantes e a quantidade e qualidade dos empregos gerados, provocando impacto direto em 192 MPMEs e sobre mais de 1.400 pessoas.

     


INÍCIO | MENSAGEM DO PRESIDENTE | QUEM SOMOS | ÁREAS ESTRATÉGICAS | ALIANÇAS | INICIATIVAS | GESTÃO INSTITUCIONAL | CREDITOS | CONTATOS
ESPAÑOL | PORTUGUÊS | ENGLISH | PDF IMPRIMÍVEL DO RELATÓRIO ANUAL
© 2009 FUNDACIÓN AVINA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.